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5 estratégias de marketing para pequenas empresas

Publicitários, especializados em pequenas empresas dão dicas para administrar bem seu negócio

Em momentos de recessão econômica, muitos gestores se preocupam em desenvolver métodos para fazer o negócio crescer. E a criatividade pode ser a solução para esse problema.

Os publicitários Jonathan Souza e David Nudelman criaram a Publicidade Popular, primeira agência voltada para as MPE’s . “É claro que é preciso estar antenado no mercado para enxergar possíveis oportunidades. Porém, as oportunidades podem demoram muito para chegar, então você pode ir agindo para que as coisas estejam dando certo até aparecer uma ótima oportunidade”, diz Jonathan.

Assim, Jonathan e David listaram cinco dicas de marketing para ajudar as pequenas empresas ou até mesmo quem quer abrir seu próprio negócio futuramente. Confira:

1. Ame o que você faz

A paixão é a chave para manter em movimento a estratégia de um negócio. Perseverança é a única coisa garantia para mover e transformar suas ideias em qualquer coisa tangível a longo prazo. E somente a paixão capaz de ser o combustível da perseverança. Não precisamos nem citar nomes de empreendedores de sucesso, grandes esportistas e líderes que falam das inúmeras vezes que falharam até conseguir os resultados esperados.

2. Dar passos de bebê

Saltando raramente você será bem-sucedido. Há histórias de sucesso sobre pessoas que investiram tudo de uma vez e saíram vencedores depois de seis meses ou um par de anos, mas esses são raros. A gestão de riscos é um fator essencial em qualquer ação tomada, e equilíbrio é vital. Você pode absorver perdas mais facilmente se você
assumir riscos menores no início.

3. Aprenda com os outros

Os empreendedores bem-sucedidos, muitas vezes trabalharam para outros líderes em sua trajetória antes de trilhar seu próprio caminho. Passar alguns anos na indústria sob um excelente mentor irá proporcionar uma boa plataforma de conhecimento. Aprenda com os erros dos seus antecessores e debata sobre como aperfeiçoar o seu modelo.

4. Aprenda a se auto promover

Confiança e um bom discurso de elevador podem fazer com que você tome um passo para o próximo nível. A primeira comercialização de qualquer empresa é o seu fundador. Gastar tempo aprendendo como compartilhar a sua visão em diversos canais pode ser muito produtivo a longo prazo.

5. Construa uma equipe com as suas qualidades

Encontrar um conjunto de habilidades e atitudes em pessoas que podem fazer o seu negócio crescer e mantendo a cultura da marca e melhorando a reputação da marca. É importante também que a equipe que você escolha tenha capacidade de executar diversas tarefas, ou seja, uma equipe multidisciplinar.